sexta-feira, 27 de abril de 2012

Taxonomia e conceitos relacionados


Taxonomia? WTF?! o.o


Taxonomia é o nome dado à organização que damos aos seres vivos, onde estuda as relações evolutivas (Filogênese: sequência em que os seres surgiram) dos mesmos.


História


A Taxonomia surgiu da necessidade na hora de se estudar os seres, assim, até o próprio Aristóteles classificou num sistema de dois grupos: seres com sangue (vermelho) e seres sem sangue (vermelho).


Dentro da classificação dele, os animais em geral, faziam parte parte do grupo com sangue vermelho e as plantas, insetos, vírus etc, faziam parte do grupo sem sangue vermelho.


Claro que nos tempos atuais, essa classificação não é utilizada devido aos estudos e pesquisas existentes para que haja uma melhor classificação; em outras palavras, foram se adquirindo critérios como sequenciamento de DNA, origem evolutiva, fisiológica, embriológica, etc.


Depois de Aristóteles, antes de Cristo também, houve um cara que classificou em três reinos: animal, vegetal e mineral (Systema Natural). Seu nome é Karl von Linné (Lineu), "Pai da Taxonomia Moderna".


Classificou também, os seres vivos em: classe, ordem, gênero e espécie.
Foi utilizado o sistema de classificação binominal (dois nomes) que permanece atualmente.


Como em sua época não havia a tecnologia que hoje possuímos, o critério utilizado por ele foi a semelhança anatômica. Ex.: seres voadores -> insetos agrupados com aves.


Hierarquia Atual

Reinos: Animalia, Plantae, Monera, Fungi, Prostista e Vírus.
Classificações: reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie. (na classificação das plantas não se diz ordem, há outro nome)

Ex.:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mamalia
Ordem: carnívoros
Família: canídeos
Gênero: Canis
Espécie: Canis familiaris

Quando é feita a classificação?

É feita quando se descobre uma nova espécie de ser vivo. A classificação é feita a partir de um livro grandessíssimo e maior que uma Bíblia. XD
Em outras palavras, você pega a espécie e vai olhando as características constadas no livro e vai classificando manualmente. Hoje existem programas para isso, mas eles não são muito confiáveis, dizem os que classificam. 

Quando é feita a identificação?

É feita quando a espécie já foi classificada, ou seja, já foi descoberta.

Nomenclatura

  • A espécie deve ter uma nomenclatura adequada e universal, que não gere dúvidas entre os cientistas;
  • Sistema binominal designa primeiramente o gênero, com a PRIMEIRA letra MAIÚSCULA, e depois a espécie, escrita em letra MINÚSCULA; ambas escritas em latim;
  • Há duas maneira de se escrever!
  • Para a imprensa: escrito em itálico (Homo sapiens).
  • Manuscrito: grifado separadamente (Homo sapiens)
Obs.: Quando houver uma terceira palavra

Ex.: Passer domesticus domesticus

se indica uma subespécie; grupo inferior à espécie (ah vá, é mesmo Hikari?!).

Obs².: Quando aparece, por exemplo "Passer sp.", apenas o gênero está determinado, e não a espécie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário