sexta-feira, 26 de junho de 2015

Figuras de Linguagem


  • Comparação: pode ser construída a partir de três atributos: comparado, comparante e atributo, ou por um termo comparativo (palavra ou locução).
  • Metáfora: não possui um termo comparativo, isto é, uma comparação implícita.
  • Metonímia: a metonímia consiste em substituir uma palavra por outra, ambas capazes de designar realidades ligadas por uma relação lógica, as quais são

  1. Efeito pela causa: Bebeu a morte. -> Bebeu cianureto.
  2. Continente pelo conteúdo: Bebeu quatro copos. -> Bebeu quatro chopes.
  3. Lugar pelo produto: Bebeu um porto. -> Bebeu um vinho do Porto.
  4. Matéria pelo objeto: O bronze soou. -> O sino de bronze soou.
  5. Abstrato pelo concreto: Respeitar a velhice. -> Respeitar os velhos.
  6. Autor pela obra: Ler Vinícius. -> Ler um livro de Vinícius.
  7. Parte pelo todo: Quantas velas no mar! -> Quantos navios no mar!

  • Catacrese: uso impróprio de palavra/expressão por esquecer o termo específico.
  • Eufemismo: quando "suavizamos" uma ideia desagradável.
  • Paradoxo ou oximoro: ideias contrárias.
  • Ironia: uso de termos opostos para se obter valor irônico.
  • Antítese: dois termos/frases que se opõem pelo sentido.
  • Elipse: omissão de um termo/expressão que se subentende-se facilmente
  1. Pronome/sujeito, gerando sujeito oculto ou implícito
  2. Substantivo -> Irás à catedral?
  3. Preposição -> Está bêbado, a camisa tora, as calças rasgadas.
  4. Conjunção -> Espero você me entender.
  5. Verbo -> Queria mais ao filho que à filha.
  • Anáfora: repetição de palavras no início de versos/frases.
  • Hipérbole: exagero de uma ideia expressiva.
  • Gradação: são ideias em progressão ascendente (clímax) ou descendente (anticlímax).
  • Prosopopeia ou Personificação: quando atribuímos qualidades/sentimentos humanos a animais/objetos/plantas.
Prática na Linguagem
Identifique as figuras de linguagem presentes nos textos publicitários seguintes:

  1. A estética russa em movimento.
  2. Enfim, um carrão pequeno.
  3. A vida roda melhor num Firestone.
  4. Uma agência sem slogans.
  5. É pura aveia. É puro mel.
  6. Novas ideias. Antigos ideais.
  7. Proteção e carinho à flor da pele.
  8. O Paraná faz bem.
  9. Depois do esporte. Depois do banho. Depois de tudo.
  10. Escreve seco com tinta úmida.
  11. Os perfumes que invejam as flores.
  12. A última refeição das baratas.
  13. Nosso óleo, nossa terra, nossa gente.
  14. Um banho de alegria num mundo de água quente.
Gabarito
  1. Prosopopeia e metonímia (parte pelo todo).
  2. Paradoxo.
  3. Metonímia (marca pelo produto).
  4. Paradoxo.
  5. Anáfora.
  6. Antítese.
  7. Catacrese.
  8. Metonímia (parte pelo todo).
  9. Anáfora e gradação.
  10. Antítese.
  11. Prosopopeia.
  12. Eufemismo.
  13. Anáfora e gradação.
  14. Hipérbole.

Nenhum comentário:

Postar um comentário