quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Trovadorismo, Sistema Feudal e Tipos de Poesia




  • O Trovadorismo foi a época que abrangeu as origens da Língua Portuguesa: a língua galaico-portuguesa (o português arcaico - 1186 à 1418).
  • Enquanto Portugal ocupava-se com as Cruzadas, a luta contra os mouros, esta época estava marcada pelo Teocentrismo (universo centrado em Deus, a vida estava voltada para os valores espirituais e a salvação da alma) e pelo Sistema Feudal, já enfraquecido, em fase de decadência.
  • Quando finalmente a guerra chega ao fim, começam manifestações sociais de períodos de paz; entre elas a literatura.
  • A partir daí, foi desenvolvendo-se uma literatura em volta dos castelos feudais que redimensionava a visão do mundo medieval e apontava para novos caminhos, sendo essa manifestação literária o Trovadorismo.
  • Os poetas e cronistas da época recebiam o nome de trovadores, pois no Norte da França, o poeta recebia o apelativo trouvère (em Português, trovador), cujo radical é trouver (achar). Dizia-se que os poetas "achavam" sua canção e cantavam acompanhados de instrumentos como a citara, a viola, a lira ou a harpa.
  • Os poemas feitos nessa época eram feitos para serem cantados pelos poetas e músicos.
  • Os trovadores tinham grande liberdade de expressão, entravam em questões políticas e exerceram destacado papel social.
  • O primeiro texto escrito em Português foi criado no século XII (1189 ou 1198), que era a "Cantiga da Ribeirinha", do poeta Paio Soares de Taveirós, dedicado a D. Maria Paes Ribeiro, a Ribeirinha.
  • As poesias trovadorescas estão reunidas em cancioneiros ou Livros de Canções, que são três: Cancioneiro da Ajuda, Cancioneiro da Vaticana e Cancioneiro da Biblioteca Nacional de Lisboa (Colocci-Brancuti); além de um quarto livro de cantigas dedicadas à Virgem Maria pelo rei Afonso X, o Sábio.
  • Surgiram também os textos em prosa de cronistas como Rui de Pina, Fernão Lopes e Eanes de Azuraram e as novelas de cavalaria, como A Demanda do Santo Graal
Tipos de Cantiga

  • Os primórdios da literatura galaico-portuguesa foram marcadas pelas composições líricas destinadas ao canto.
  • Essas Cantigas se dividiam em dois tipos:
Refrão: caracterizadas por um estribilho repetido no final de cada estrofe.
Mestria: mais trabalhada, sem algo repetitivo.
  • Essas eram classificadas em: Cantiga de Amor e Cantiga de Amigo e de Escárnio e Maldizer.
  • Mas com o surgimento dos textos em prosa e novelas de cavalaria, houve uma nova "classificação", que deixou dividido em:
Lírico Amoroso: subdividida em Cantiga de Amor e Cantiga de Amigo.
Satírica: Cantiga de Escárnio e Maldizer.

Cantiga de Amor
  • Quem fala no poema é o homem, que se dirige a uma mulher da Nobreza, geralmente casada, o amor se torna tema central do texto poético.
  • O amor é impraticável pela situação da mulher. Segundo o homem, a sua amada seria a perfeição e incomparável a nenhuma outra. O homem sofre interiormente, coloca-se em posição de servo da mulher amada. Ele cultiva seu amor em segredo, sem revelar o nome da dama, já que o homem é proibido de falar diretamente sobre seus sentimentos por ela, que nem sabe dos sentimentos amorosos do trovador.
  • Nesta cantiga há a presença que insiste na idéia central, o enamorado não acha palavras muito variadas, tão intenso e maciço é o sofrimento que o tortura.
  • São cantigas que espelham a vida na corte através de forte abstração e linguagem refinada.
Exemplo:

Vem velar o sono
De mim, e de ti
Devolve a alma
Coração sem dono

Quero-te assim ter
Lábios de formosura
Sorriso de sempre
Meu bem-querer

Teus cabelos molhados
Moldura de teu rosto
Dá-me agora os beijos
Que deste antes roubados

Vem acelerar o passo
De meu coração
Outrora parado
E bate agora em compasso

Das cantigas que me dedicas
Na tua boca em trova
Teus olhos em deleite,
Caminhos que me indicas

(Jaber)

Cantiga de Amigo
  • O trovador coloca como personagem principal uma mulher da classe popular, procurando expressar o sentimento feminino através de tristes situações da vida amorosa das donzelas.
  • Pela boca do trovador, ela canta a ausência do amigo (amado ou namorado) e desabafa o desgosto de amar e ser abandonada, em razão da guerra ou outra mulher.
  • Nesse tipo de poema, a moça conversa e desabafa seus sentimentos de amor com a mãe, as amigas, as fontes, o mar, os rios, etc. É de caráter narrativo e descritivo e constitui um vivo retrato da vida campestre e do cotidiano das aldeias medievais na região.
Exemplo:

Nem um poema nem um verso nem um canto
Tudo raso de ausência tudo liso de espanto
E nem Camões Virgílio Shulley Dante
-- o meu amigo está longe
E a distância é bastante.

Nem um som nem um grito nem um ai
Tudo calado todos sem mãe nem pai
Ah não Camões Virgílio Shelley Dante:
-- o meu amigo está longe
E a tristeza é bastante.

Nada a não ser este silêncio tenso
Que faz o amor sozinho o amor imenso.
Calai Camões Virgílio Shelley Dante:
-- o meu amigo está longe
E a saudade é bastante.

(Ary dos Santos - Resumo in Obra Poética)

Cantigas de Escárnio e Maldizer
  • Esse tipo de cantiga procurava ridicularizar pessoas e costumes da época com produção satírica e maliciosa.
  • As Cantigas de Escárnio são críticas, utilizando sarcasmo e ironia, feita de modo indireto, algumas usam palavras de duplo sentido, para que, não se entenda o sentido real.
  • As de Maldizer, utilizam uma linguagem mais vulgar, referindo-se diretamente a suas personagens, com agressividade e com duras palavras, que querem dizer mal e não haverá outro modo de interpretar.
  • Os temas centrais destas cantigas são as disputas políticas, as questões e ironias que os trovadores se lançavam mutuamente.
Exemplo Cantiga de Maldizer:

Garcia López de Alfaro,
sabei o que me aborrece:
o que dais sai mui caro
mas barato nos parece.
O que dais sai muito caro a quem o tiver de obter
mas é barato o que dais se alguém o quiser vender.

Caros nos saem os panos
que pedir-vos ninguém ousa
mas por que os trazeis dois anos,
barata parece a coisa.
O que dais sai muito caro a quem tiver de obter
mas é barato o que dais se alguém o quiser vender.

Com espanto se me depara
numa só coisa o exemplo
dela sair muito cara
e barata ao mesmo tempo.
O que dais sai muito caro a quem tiver de obter
mas é barato o que dais se alguém o quiser vender.

(Pero da Ponte. In: Cantares dos trovadores galego-portugueses. Organização e adaptação da linguagem por Natália Correia. 3 edi. Lisboa: Estampa, 1998. p.86-7)

Exemplo Cantiga de Escárnio

Foi um dia Lopo jograr
a casa duü infançon cantar,
e mandou-lhe ele por don dar
três couces na garganta,
e foi-lhe escasso, a meu cuidar,
segundo como el canta.

Escasso foi infarçon
en seus souces partir enton,
ca non deu a Lopo enton
mais de três na garganta,
e mais merece o jograron,
segundo como el canta.

(Martin Soarez)

Novelas de Cavalaria
  • Surgiram derivadas de canções gesta e de poemas épicos medievais.
  • Refletiam os ideais da nobreza feudal: o espírito cavalheiresco, a fidelidade, a coragem, o amor servil, mas estavam também impregnadas de elementos da mitologia céltica.

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